Dicas de Contabilidade para Novos Negócios

Se você está abrindo um novo negócio, vai precisar de toda ajuda que conseguir encontrar no caminho. Pensando em facilitar esse trajeto, a Asconcil separou algumas dicas importantíssimas que vão te guiar rumo ao sucesso dessa primeira fase empreendedora.

Comece Certo

Se seu negócio já começar por vias tortas, vai ser muito mais difícil consertá-las posteriormente. Por isso o primeiro passo é ir até a prefeitura e a Junta Comercial da sua cidade. Assim, os processos legais possibilitarão que a empresa seja aberta dentro das regularidades previstas.

Modalidade e Regime Tributário

 Esses dois itens merecem uma atenção especial por parte do empreendedor. Eles dirão como a empresa deverá ser vista diante da lei nos processos jurídicos e tributários. No campo da modalidade, o empreendedor deverá escolher entre Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) ou Sociedade Limitada. O regime tributário para MEs e EPPs é o Simples Nacional, enquanto que para a Sociedade Limitada, pode ser Lucro Presumido ou o Lucro Real, e é ideal que essa escolha seja feita sob a orientação de um profissional de contabilidade. 

Separe as Contas

Muitas empresas fecham as portas com menos de dois anos de funcionamento. Um dos maiores fatores responsáveis por esse índice é a falta de organização do empresário, que tende a misturar sua contabilidade pessoal com a contabilidade da empresa. Isso é um veneno para a economia da empresa (e do empresário), e deve ser evitado.

Rotina Contábil

Crie uma rotina semanal para a verificação de entradas e saídas. Acompanhando de perto o andamento da empresa, será mais difícil ser pego de surpresa por uma disparidade de dados fiscais. Dentro dessa rotina, três pontos merecem mais atenção:

  • Previsões de fluxo de caixa  – é a previsão das receitas e despesas mensais de sua empresa. É usada para identificar para onde os recursos financeiros devem ir em prioridade.
  • Percentuais de lucro  – lucro é o valor recebido pelas vendas de seus produtos ou serviços, menos os custos fixos e variáveis para produção dos mesmos, deduzido de todos os impostos inerentes às receitas.
  • Ponto de equilíbrio  – Ele acontece quando os rendimentos totais equivalem às despesas totais do período analisado. Uma vez alcançado o seu ponto de equilíbrio, ter lucro é o próximo passo.

Acompanhamento Especializado

Ser acompanhado por uma empresa especializada em gestão contábil pode trazer diversos benefícios à sua empresa. Ela poderá te guiar pelas melhores decisões tributárias, evitando multas e encargos e te direcionando para melhores decisões contábeis.

 Se você pretende abrir, ou possui uma empresa na área da construção civil, entre em contato conosco clicando aqui e entenda porquê somos referência no cenário contábil desse segmento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s